O Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas, prezando pela simplicidade e organização, a fim de disponibilizar, facilmente, os dados e informações que o usuário necessita.

O portal também tem o objetivo de promover a interlocução entre atores da sociedade e governo, para pensar a utilização mais adequada dos dados em prol de uma sociedade melhor. O intuito é disponibilizar todo e qualquer tipo de dado, como, por exemplo, dados de saúde suplementar, do sistema de transporte, de segurança pública, de indicadores de educação, de gastos governamentais, de processo eleitoral, entre outros.

O Portal Dados Abertos foi idealizado no contexto da Lei de Acesso à Informação (LAI), funcionando como um grande catálogo que facilita a busca e uso de dados publicados pelos órgãos do governo. Isso proporciona ao cidadão um melhor entendimento do governo, no acesso aos serviços públicos, no controle das contas públicas e na participação no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas.

Consulte também: Plano de Dados Abertos da CVM